Fórum de Apresentação

Número de respostas: 205

Olá, turma! 

Sejam bem vindes à nossa "sala de aula" - um território praticado em tempos de desterritorializações. 

Esse é o nosso primeiro fórum. O fórum é, sobretudo, uma atividade cujo objetivo é promover conversas. O professor propõe uma questão ou tema disparador e, a partir disso, a turma elabora seus modos de entrada. Você pode responder quantas vezes quiser - desde que faça isso uma ou mais vezes. No final deste enunciado você encontrará nossos critérios de avaliação para os fóruns.

Neste primeiro fórum queremos que você comece se apresentando. Conte-nos algo que considere importante sabermos sobre você (uma curiosidade, por exemplo). Depois, nos diga o que te trouxe para uma graduação em Pedagogia e, por fim, fale-nos sobre como tem sido a sua vida na pandemia. Para fazer tudo isso, primeiro você vai clicar em “responder”. Depois que tiver respondido, você vai clicar em “enviar”. Mas, se ao invés de escrever você quiser gravar um áudio ou enviar um link de uma gravação em vídeo, por exemplo, basta clicar em “responder” e no final da caixa de texto que irá se abrir, clique em “avançado”. Clique aqui para ver como inserir recursos multimídia.

Depois que você tiver se apresentado, escolha um colega que já tenha produzido algo aqui no fórum e dialogue com ele acerca do que ele nos disse. 

Critérios de avaliação:

1. Produção de narrativas autorais em diálogo com o enunciado e com o tempo presente (4 pontos);

2. Interação com as postagens (respostas) dos colegas (escolha, pelo menos, 1 colega para conversar acerca do que ele publicou aqui) (4 pontos);

3. Criatividade ao abordar o tema proposto, seja por meio da forma (texto, áudio, vídeo, imagem etc.) ou da argumentação (2 pontos).

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum de Apresentação

por Camila dos Santos Monteiro tec3 -
Olá! Bom dia,

Meu nome é Camila dos Santos Monteiro, tenho 30 e um filho de 3 anos que o nome dele é Noah. Acredito que uma curiosidade é que nunca tinha pensado em fazer faculdade. Porém no começo da pandemia acabei sendo demitida e um pouco depois me separando. Com isso acabei voltando para a casa dos meus pais e meu irmão que se formou aqui na uerj em pedagogia também acabou me inscrevendo no vestibular para pedagogia e acabei passando.
As minhas maiores dificuldades estão sendo conciliar os textos que tem que ser lidos e ter que cuidar do meu filho porque é complicado vc tentar ler algo e uma criança de 3 anos correndo gritando pulando em cima de você haha.
Tenho a questão também de que me formei aos 18 anos me formei no ensino médio e nunca mais estudei pra nada, so trabalhei em empregos no shopping e lojas de rua em geral. Então são 12 anos que estou sem prática nos estudos e to tentando me readaptar a isso.
Então espero que os professores e meus colegas de turma me ajudem.
espero o encontro com vocês hoje ansiosamente!
Em resposta à Camila dos Santos Monteiro tec3

por Graziele Tomaz de Almeida TEC3 -
Oi Camila entendo que seja difícil mesmo, criança e estudo não é fácil! Mas garanto que você vai se sair bem e temos o grupo para ir se ajudando. Qualquer dúvida é só jogar lá que com certeza alguém ( e eu) vai responder.

por Andressa Vieira Duarte tec3 -
Parabéns pela sua força, você vai conseguir sim, só de você ter chego aqui é uma vencedora, agora nesse começo ta complicado acompanha os sites mas com o tempo um vai ajudando o outro!

por Ana Carolina Barbosa Nascimento TEC3 -
Camila,fico muito feliz por você compartilha sua história com a gente! e acredito que qualquer coisa que você estiver precisando nós iremos ajudá-la!! Parabéns

por Jeycellany Dionisio da Conceição TEC3 -
Oi, Camila!
No que eu puder ajudar, estou aqui. Minha mãe também fez faculdade de pedagogia quando eu era pequena e eu sei bem o que é ter que dar conta de tanta coisa ao mesmo tempo, mas você vai conseguir!
Boa sorte!

por Cristina Silva de Freitas TEC3 -
Olá Camila, eu sei como é difícil retornar a sala de aula depois de tanto tempo, mas tenho certeza que você vai conseguir, e pode contar conosco, juntos somos mais fortes.
Abraços.

por Matheus Delgado -
Olá, Camila! Sou Matheus, monitor da disciplina. Eu também demorei anos para entrar na universidade. Meu ensino médio foi todo feito pelo EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Mas, oh, aqui na UERJ todo mundo se ajuda. Você vai perceber que a UERJ abraça a gente. Vamos caminhar juntos e vamos encarar os desafios juntos também, mesmo que remotamente. Conte comigo. Um ótimo período para nós!

por Andressa Raquel de Souza Candido TEC3 -
Oi Camila, interessante seu texto. E todo mundo aqui vai se ajudar, pelo menos comigo podem contar.
Essa fase das crianças não é fácil mesmo, mas tenho certeza de que você da conta!

por Ana Clara Gomes da Silva tec3 -
Oi, Camila. Sua história acaba se tornando um exemplo para outras pessoas, é admirável e por trás disso da pra ver o quanto você é forte e corajosa. Quero que saiba que se precisar de ajuda estaremos aqui. Não desista dos seus sonhos e metas, continue lutando por mais difícil que as vezes pareça ser. Abss!!

por Jéssica Pereira da Silva TEC3 -
Olá, querida!
Parabéns pela sua dedicação e esforço, quero te dizer que você vai conseguir chegar no final desse curso . Estamos juntas nisso e vamos vencer, em nome de Jesus.
Se você precisar de ajuda, pode me procurar, prometo tentar te ajudar.
Se eu não conseguir te ajudar a gente arruma outra pessoa (rsss.)
Mas, tenha certeza que você vai conseguir
Beijoss

por Camila Gomes dos Santos TEC 2021.2 -
Oi Camila, sou sua xará. Interessante que me identifiquei muito com a sua história. Tenho certeza que este novo ciclo será um divisor de águas de dias melhores para as nossas vidas. Creio que há um amanhecer alegre para nós. Força, fé e foco. Já deu tudo certo !! Conte comigo.

por Diana Castellani -
Oi, Camila. Seja bem-vinda. Que alegria ouvir que você está retomando seus estudos e investindo na sua formação. Nada como a vida dar uma reviravolta pra gente mudar de lugar, não é? Conte conosco, estamos aqui para ajudar!

por Caroline Cabral CENA -
Oi, Camila!
Eu sou a Carol, sou estagiária da disciplina! Primeiro parabéns pela aprovação no vestibular, e que puta desafio conciliar maternidade e universidade! Eu sou professora de bebês de 1 ano, mas também já tive uma turma de 3 anos e entre a felicidade e o caos a linha é extremamente tênue, entre uma piscada de olhos e outra o mundo muda completamente kkk Vamos juntas nessa, qualquer coisa me grita que a gente vê o que faz! Seja bem vinda a melhor universidade!! Beijoss

por Jessica da Silva Souza Tec3 -
Olá Camila! Te entendo perfeitamente, mas se acalme. Tudo dará certo! Você está na universidade certa, com pessoas humanas e que certamente olharão as suas dificuldades com muito carinho. Eu estou de saída, desde 2014 aqui na luta. Nunca foi fácil, tanto que estou aqui até hoje. Não por ser reprovada e tal... pois isso nunca aconteceu. Mas por não conseguir da conta de tantas matérias e de estar na faculdade presencialmente todos os dias. Mas acredite que tudo se ajeita. Conte conosco!

por Ana Paula de Souza Cutrim tec3 -
Olá Camila,
Sei bem como é a vida de mãe e estudante, parabéns pela sua força e vamos conseguir superar, conte sempre conosco.
Um excelente período para nós!!

Bom dia, me chamo Andressa Vieira Duarte, escolhi o curso de pedagogia para dar continuação ao Curso Normal e sempre foi um dos meu sonhos chegar mais longe, conclui um curso de libras recentemente e hoje ajudo um surdo no trabalho em suas atividades que antes da pandemia a equipe retirava a máscara pra se comunicar e hoje " meu simples" curso ajuda não só ele mais outras pessoas surdo/mudo da empresa, foi daí que tive a certeza do que cursar e porque/para que cursar.
Em resposta à Andressa Vieira Duarte tec3

por Alexsandra de Jesus Souza TEC3 -
Parabéns pelo seu trabalho Andressa! Realmente admirável ver pessoas se importando, e ajudando outras com mais dificuldades . Sucesso pra você ,e que você possa chegar mais longe ainda

por Matheus Delgado -
Olá, Andressa. Sou Matheus, monitor da disciplina. Logo você terá contato com algumas disciplinas que te aproximarão ainda mais do trabalho com os sujeitos da Educação Inclusiva. Aposto que será muito enriquecedor, tanto para você quanto para a UERJ, que também vai poder aprender com você e com suas vivências! Um ótimo período para nós!

Boa noiteee amada!
Ah, que legal!
Eu também tenho vontade de fazer libras, eu acho lindooo e super importante.
Parabénssss
Em resposta à Jéssica Pereira da Silva TEC3

Obrigadaaa, tive medo de ser muito difícil mas consegui me adptar bem, se tiver a oportunidade de fazer, tem no INES eu fiz no Clac da ufrj e foi uma experiência incrível!!

Oi Andressa, eu sou Carol, estagiária da disciplina! Eu também fiz o curso normal no Sarah Kubitschek, fica em Campo Grande não sei se você conhece. Estudei libras por um tempo mas esqueci muita coisa, pela falta de prática no dia dia. Não sei como está agora por conta do ensino remoto mas a Uerj oferecia alguns cursos no NEEI (Núcleo de Educação Especial e Inclusiva) pode ser um bom espaço de troca para você, vi que tá rolando algumas lives também! Seja bem vinda a Uerj e a disciplina!

por Joao Victor Santos Machado TEC3 -
Oiiii genteee, tudo bem?

Me chamo João Victor Machado, tenho 22 anos e sou residente da Taquara - Jacarepaguá. Eu estou fazendo duas gradações simultâneas. Estou no primeiro período de pedagogia aqui na Uerj e estou indo para o 3° período da faculdade de gastronomia na Estácio - Barra. Bom, eu a princípio após me formar técnico em telecomunicações no ensino médio em 2017, coloquei na minha cabeça que queria muito fazer faculdade de Letras. Em 2018 eu comecei a trabalhar na Escola Parque na Barra, não no meio educacional mas trabalhava na gráfica da escola, ali começou uma paixão por Pedagogia. Eu via as professoras e me imaginava um dia dando aula, cuidando dos alunos que eram da inclusão, tornando assim um sonho para mim. Meus pais me cobravam muito estudo, fiz 3 anos de pré vestibular mas nunca consegui passar no vestibular. Esse ano recebi uma bolsa para gastronomia e fui. Agora mais recentemente fiz a Uerj e o Enem sem esperança nenhuma de passar e sem estudar, por algum milagre eu passei para a Uerj e para a Unirio. E acabei escolhendo a Uerj porque é uma faculdade que eu super me identifico. Tanto gastronomia, quanto pedagogia são áreas que eu pretendo e vou trabalhar. Minha vida agora vai ficar uma loucura, mas estou preparado para realizar um sonho dedicado a minha vó que morreu este ano e ela me criou e sempre me incentivou a estudar, ela queria muito me ver formado numa faculdade. Hoje eu luto para ser alguém na vida por ela.

Espero que essa pandemia acabe logo para todos nos conhecermos e possamos ir logo para a chopada kkkk. Foi um prazer me apresentar aqui.
Em resposta à Joao Victor Santos Machado TEC3

Você é corajoso de conseguir fazer duas faculdades simultaneamente mas tomara que consiga alinhar tudo. Nós somos vizinhos de bairro hahahha.

por Daniela Cavalcanti de Santana TEC3 -
Oii, João!
Que maneiro esse lance de fazer duas graduações. Depois vai ter que fazer um prato especial para a turma kkkkkkkkkkkk brincadeira
As coisas precisam melhorar logoooo para todo mundo aproveitar uma chopada e beber umas cervejas depois das aulas!!!!

Oi oi João,duas faculdades simultaneamente,acredito que possa ser um desafio, porém,não impossível,meus pêsames pela sua vó,certeza que ela deve estar muito feliz por você e suas conquistas.

por Júlia Ferreira Marques da Silva Tec3 -
Oi, João!
Adorei saber que você cursa gastronomia, acho um curso incrível e um dia espero conseguir fazer também - apesar de não ter tanto talento na cozinha rs. Parabéns por seu esforço e dedicação em conseguir fazer duas faculdades ao mesmo tempo!! Sempre disse para mim mesma que iria fazer isso também (letras e design de interiores), mas acabei mudando para Pedagogia e percebendo que não conseguiria conciliar mais de uma... Sucesso na sua caminhada sorriso
Me emocionei com seu relato sobre a sua avó. Também tenho muito apego ao meu vovô e todo dia penso em todo o orgulho que um dia vou dar para ele.

Ah, que legal!
Você tá fazendo coisas que você gosta, isso é muito bom. Também gosto muito de pedagogia, por isso estou fazendo rss.

"Já temos um Masterchefe para nossos comes e bebes da turma"kkkkk

por Matheus Delgado -
João Victor, muito bom saber sobre sua outra graduação. Vamos fazer um festão cheio de comida quando voltarmos ao presencial. Já tínhamos os empadões e bolos da Cristina, agora temos um expert na culinária!

Brincadeiras a parte, penso que a UERJ será mais uma etapa para enriquecer todos esses seus aprendizados. E bóra recuperar as esperanças pois na Pedagogia da UERJ temos bastante! Sua avó estará, de alguma forma, presente e orgulhosa de todo seu trajeto. Você já é alguém na vida. Você está apenas complementando isso tudo.

Um bom semestre pra nós!

(obs: saudades chopadas)

por Diana Castellani -
João Victor, se rolar essa chopada com churrasco já temos um chefe pra assumir o menu! Hahahaha! Seja bem-vindo! Sua avó deve estar muito orgulhosa de você.

Oiiiiii João, Tudo ótimo (ótimo daquele jeito de quem sobrevive ao Brasil) e você?

Primeiro vou começar dizendo que você pode mandar muitos doces aqui pra minha casa, vou passar meu endereço no privado!!!
Seja muito bem vindo, você fez a melhor escolha vindo pra Uerj kkkk

Essa será mais uma parte da sua trajetória e vai contribuir muito para o crescimento da pessoa que você já é na vida!

Vamo nessa, com fé e esperança de que teremos uma chopada insana pra viver!

por Elaine Martins da Silva TEC3 -
Olá João Vitor, parabéns por mais essa conquista e por sua entrega.
Cozinhar pra mim é uma arte,não sou profissional mas acho que sou nível médio na cozinha☺
Boa sorte pra nós nessa nova etapa!

Olá, boa tarde a todes!!!
Me chamo Daniela, tenho 19 anos e moro na Tijuca.
Em 2019, ao entrar no 3° ano do ensino médio comecei a me questionar o que queria fazer depois da escola, pois até então nunca tinha parado para pensar nisso. No mesmo ano virei aluna do Pré Vestibular Social Sintuperj, que fica localizado no prédio da própria UERJ Campus Maracanã. Vivi muitas coisas dentro desse projeto, como conversas com os educadores, que me marcaram demais, e ali percebi que queria seguir a área da educação.
Não foi fácil continuar estudando para o vestibular no meio de uma pandemia, em alguns momentos cheguei a achar que não conseguiria, mas felizmente estou aqui com vocês!
Estou muito animada de finalmente ser aluna da UERJ, espero conseguir aproveitar ao máximo a graduação.
Em resposta à Daniela Cavalcanti de Santana TEC3

Realmente,não é fácil estudar em um momento em que o mundo está colapsando,eu também tive momentos em que pensava que não conseguiria passar mas felizmente a aprovação veio,seja bem vinda,Daniela!!!

por Carolina de Oliveira Ramos Guente tec3 -
Muito feliz que conseguiu, Daniela!! Um dos meus desafios da quarentena foi justamente estudar pro vestibular. Parabéns!
Em resposta à Carolina de Oliveira Ramos Guente tec3

por Francisca Andressa Farias de Freitas TEC3 -
Boa noite! Me chamo Francisca Andressa, prazer em conhecer á todos! Espero que todos estejam bem! Em breve iremos nos conhecer pessoalmente, quando tudo isso passar. Parabéns, pela a conquista á todos. E a todos que conseguiu estudar na quarentena. me identifiquei muito com Caroline, também estudei numa quarentena, foi muito difícil, ter que estudar sozinha, já tinha feito dois pré - vestibular comunitário , onde me ajudou bastante aqui mesmo no Rio das Pedras. Não conhecia a Uerj, por não ser do Rio. No pré -vestibular onde tive o prazer de ficar sabendo da universidade e me interessei por fazer. Prestei o vestibular e consegui passar. Fiquei muito feliz ! Era meu sonho em fazer pedagogia não importava qual faculdade fosse. E teve a sorte de passar para a melhor.

Oiiii, menina eu também achei que não ia passar
Mas, achei aqui e ainda nem acredito "rsss"

Quando eu vi meu nome na lista, pensei até que era outra pessoa com o mesmo nome que o meu

Oi Daniela!
Imagino que tenha sido desafiador mesmo, continuar estudando para o vestibular com o mundo literalmente acabando, eu mesma me questionei bastante sobre isso! Parabéns pela aprovação, seja bem vinda a Uerj e a disciplina!! Beijos

por Isabela Monteiro da Silva tec3 -
Estudar nesse pandemia foi umas das minha dificuldades e também achei que não iria passar em nenhum vestibular, mas que bom que conseguimos!!

por Ana Beatriz Veiga Pinheiro de Mesquita tec3 -
Oi-oi- oi, galera!

Sou Ana Beatriz pela chamada, mas prefiro que me chamem de Beatriz ou Bia, rs.
Vou adiantando para vocês que sou mamãe de pet e é quase certeza que durante as aulas síncronas eles apareçam ou em algum momento vocês podem me escutar separando briguinhas ou pedindo pra algum deles sair de cima do computador, mas meus gatos são uns fofos. Juro!
Assim como o João Victor, estou nesse desafio de seguir com duas graduações. Sou graduanda de Ciências Sociais pela PUC-Rio, cumprindo meu sexto período. Sempre tive um carinho muito grande por todas as minhas experiências dentro de sala de aula, ainda como aluna, mas a constatação de ambientar esse contexto como professora veio durante as aulas de Pré-Vestibular e conversas com os professores porque anterior a isto, tinha convicção que meu lugar seria no mercado publicitário auxiliando a construção/manutenção do legado de grandes empresas (nem eu esperava esse plot twist). E como isso me fez querer cursar pedagogia? Bom, já tinha me apaixonado pela sala de aula e ser uma socióloga era (ainda é) uma grande realização a ser conquistada. Por minha graduação ser de habilitação para licenciatura, tive a oportunidade de atuar como estagiária de mediação escolar em instituições públicas e de ensino fundamental. Para além de uma experiência com crianças deficientes, eu também estava vivendo em um ambiente educacional diferente do que era previsto para minha formação (professores de sociologia atuam em instituições de Ensino Médio), todo o desenvolvimento educacional e social que as crianças apresentavam, ficava feliz demais. Somado a isso, fui aluna de algumas disciplinas do departamento de Educação da minha faculdade que aumentaram ainda mais esse sentimento bom diante esse pensamento de trilhar a pedagogia. Em meio a esse processo todo, me inscrevi no vestibular da UERJ, meio desacreditada por compreender que estava afastada das matérias de vestibular e que nos últimos tempos, todo meu estudo era voltado para as Ciências Sociais. O resultado, como podemos imaginar, não foi nada do que era previsto por mim e não poderia ser mais positivo que isso.
Acho que a vida de ninguém tem sido fácil nessa pandemia. Apesar do luto constante pelas vítimas desse vírus e do desgoverno diante a pandemia, não fui uma das pessoas que chorou pela morte de um familiar. Sigo tendo sempre a preocupação de cuidado comigo e com os meus, de forma ponderada porque já tive ataques de pânico e ansiedade decorrido de pensamentos com excesso de negativismo. Isso me consumiu de certa maneira que não havia interesse em seguir as aulas da faculdade, mas a terapia me ajudou muito com isso. A adaptação ao ensino remoto também foi bastante complicada por morar com minha família e não ter um espaço para os meus estudos e de vez em quando isso retorna porque o dia que minha mãe folga pode bater com o dia que separo para fazer meus fichamentos ou algo do tipo, comprei até um abafador de som para os ouvidos, acredita? Me readaptei da melhor forma possível de acordo com a realidade que estou vivendo. Sinto falta de ler textos físicos e de escrever neles, puxar setas e anotar coisas. Espero que todos nós possamos vivenciar a UERJ em "carne e osso" num futuro breve.
Em resposta à Ana Beatriz Veiga Pinheiro de Mesquita tec3

Oi Bia, o legal é que Ciencias Sociais atravessa um pouco a questão educacional tanto de crianças como jovens. A falta de leitura (fisica) de fato pesa muito quando perdemos o costume, mas vamos ler tantos na faculdade que daqui a pouco será 3 ao mesmo. hahahaha

Olá Bia ,parabéns por mais essa conquista .
Crise de ansiedade não é nada fácil, meu marido teve e agora está melhor graças a DEUS e ao tratamento que ele está fazendo.
Continue se cuidando, o memento é difícil , mas vai passar e as coisas vão melhorar .

por Matheus Delgado -
Oi, Bia! 

Eu também sinto muita falta de textos impressos e dos rabiscos das ideias que flutuam inesperadamente na nossa mente. Contudo, me adaptei bem às anotações no bloco de notas do celular. Eu uso o Google Keep para anotar tu-do, de fichamentos até as séries atrasadas.

A terapia ajuda um tantão, né? Também estou nessa. Aqui, vamos enfrentar as dificuldades juntas e juntos. Apesar do desgoverno, acredito que podemos construir aparatos através de ideias, conversas e experiências, unindo forças contra o que há de nefasto do lado de lá.

Um ótimo curso pra nós!

Oi-oi- oi, Beatriz ou Bia!
Também tenho uma pet bem loucona aqui, em algum momento vocês vão escutar uns latidos ou ver um rostinho fofo na tela!
Ciências Sociais e pedagogia dialogam muito (talvez seja possível excluir alguma disciplina inclusive) Seja bem vinda a Uerj! Vamos juntas!

por Jane Carla de Oliveira TEC3 -
Olá, Ana Beatriz!
Me identifiquei com suas vivências, acho que teremos muito a trocar! E também sou mãe de pet, provavelmente você verá a Mel e a Kali atrás de mim de vez em quando!
Vamos que vamos!!!

por Carla Cristina Oliveira Trocado TEC3 -
Bia amada!!
Amei ler sua apresentação!! Que bom que vc insistiu!! Tem tudo pra ser uma ótima PEDAGOGA!! Uma parte que li me levou a lembrar de algumas experiências com a Cultura Surda e Muda!! Foi bem impactante!! Ainda trilhando o caminho da descoberta ONDE me encaixo pra fazer um trabalho com paixão!!

Olá, pessoal.

Meu nome é Ana carolina,tenho 20 anos e moro em São Gonçalo,uma curiosidade minha é que até o segundo ano de ensino médio eu não pensava em fazer faculdade,na minha cabeça minha prioridade sempre foi terminar a escola e conseguir um trabalho para que assim eu conseguisse ajudar minha família financeiramente,minha mãe e meu pai não falava sobre faculdade comigo ou com meus dois irmãos,e acredito que seja porque a família deles não conseguiram terminar o fundamental,no entanto,eu conheci pessoas na minha escola que estavam pensando em fazer um pré vestibular e comecei a me interessar também,porém, eu não tinha condições para pagar então eu deixei de lado por um tempo,mas no terceiro ano eu consegui uma bolsa em um pré aqui perto e fiz,no começo eu ficava perdida porque sempre estudei em escola pública e na época do fundamental eu não tinha muitas aulas por causa da falta de professor e isso contribuiu para que eu tivesse pouco conhecimento nas matérias,na escolha do curso eu procurava algo em que eu conseguisse imaginar eu fazendo aquilo pelo resto da minha vida,em 2019,o ano em que conclui o ensino médio eu fiz o vestibular da uerj mas não era para pedagogia infelizmente não passei,depois disso entramos em pandemia e uma das dificuldades foi tentar de novo,eu não conseguia estudar sozinha,sem professor e não tinha como eu fazer pré novamente,então em meio a tanta crises de ansiedade e desânimo porque não tinha conseguido passar e ao mesmo tempo não conseguia manter uma rotina de estudos,eu comecei a procurar algum curso no qual eu me identificasse e com isso veio o curso de pedagogia no qual eu fui procurando grade,áreas de trabalho e me apaixonei e mesmo não conseguindo estudar muito deu certo e hoje estou aqui,muito animada para começar essa nova fase e futuramente conhecer de pertinho a uerj.
Em resposta à Ana Carolina Barbosa Nascimento TEC3

Olá, Ana Carolina!!!
Parece que a pandemia dificultou ainda mais o processo que é estudar para o vestibular, porém conseguimos vencer essa etapa com muita dedicação.
Vamos com tudo aproveitar essa nova fase, merecemos demais!!!!
Seja bem-vinda <33

por Matheus Delgado -
Ana Carolina, me emocionei com seu relato. Deu pra sentir a força e a persistência em sua jornada. 

Aqui, estamos todos nos apoiando, mesmo que cada um em sua casa, do seu monitor ou tela do smartphone. Somos uma rede. A UERJ é uma rede, presencialmente e/ou remotamente. Fico feliz de você ter se juntado a nós. Acho que a UERJ tem muito o que aprender com você - e você com ela. Logo estaremos juntos em físico. Por enquanto, vamos nos encontrando por aqui. Tenho certeza que você vai gostar.

Seja bem vinda!

Oi Ana!!
Nossas histórias se atravessam um pouco quando você fala da necessidade de terminar o ensino médio para trabalhar e ajudar a família e do desconhecimento da universidade. Conheci as universidades através de uma professora que foi estudante da uerj, mas a noção mais ampla de faculdade também veio através dos meus amigos. Que bom que você está aqui! Vamos juntas a Uerj muda nossa vida, espero que tenha ma trajetória leve aqui. Beijos!! Seja bem vinda!

Oi, Ana Carolina!
Seja bem - vinda! Vamos que vamos nessa linda caminhada que será a UERJ. sorriso
Sua história é muito parecida com a minha. Quando terminei o ensino médio, faculdade nem passava pela minha cabeça, parecia algo beeeem distante. Espero que você goste do curso, o magistério é uma profissão difícil, mas quando a gente gosta, em meio a toda luta há também muita alegria e diversão.
Boa sorte, que tudo corra bem, e me tira uma dúvida: Viradouro ou Porto da Pedra? Rsrs
Bjs!

por Jennifer Willis Rezende de Sousa TEC3 -
Boa tarde!

Meu nome é Jennifer, tenho 26 anos e moro em Inhaúma. Essa é a minha segunda graduação, sou formada em Direito pela UCAM desde 2018, mas não me identifiquei com a profissão. Optei por uma segunda graduação, pedagogia, por ser apaixonada por crianças e gostar do ambiente escolar. Cheguei a cursar o 1º período na UNIRIO e me identifiquei bastante, mas troquei de instituição porque a UERJ sempre foi meu sonho, além de ser mais perto da minha casa. Espero gostar muito daqui também <3
Em resposta à Jennifer Willis Rezende de Sousa TEC3

por Brandon Araujo Prado TEC3 -
Boa noite Jennifer, a UERJ é um sonho mesmo, parabéns pela conquista. Direito era uma das minhas opções quando mais novo, talvez faça um dia se eu ainda tiver disposição rs.

Oi Jennifer!
Parabéns pelas aprovações! É sempre bom ter vocês do direito por perto, pq a gente nunca sabe quando o processo vem kkkk
Seja bem vinda a Uerj! Beijos

por Francisca Andressa Farias de Freitas TEC3 -
Boa Noite! Jennifer, que legal já a segunda faculdade. Parabéns!!!!! Realmente a UERJ é o sonho de todos. Até hoje não acredito que consegui passar. Tanto que estudei para conquistar uma vaga.

por Jeycellany Dionisio da Conceição TEC3 -
Boa noite, pessoal!
Me chamo Jeycellany, mas por favor me chamem de Jeyce, Jey, JeyJey, Je, Lany, menos de Jeycellany porquê eu acho que estão brigando comigo hahahaha
Tenho 19 anos, moro em Santa Cruz, Zona Oeste do RJ e amooo conhecer pessoas novas, então creio que vou adorar o curso pela quantidade de gente que tem por aqui rs
Bom, eu já quis cursar uns 10 cursos diferentes antes de eu escolher cursar Pedagogia por alguns motivos que eu pensei muuuiito até chegar em uma decisão. Acontece que eu fiz técnico em administração no Ensino Médio e me apaixonei pela área de Departamento Pessoal, RH e todo o lance de lhe dar e ajudar todas as pessoas. Então eu fui pesquisar sobre e entre prós e contras, sendo influenciada pela minha mãe que também é pedagoga, concluí que faria Pedagogia para focar na Pedagogia Empresarial, o famoso RH.
Por coincidência, consegui uma vaga de jovem aprendiz na área de Administração do RH, e já estou exercendo o que eu quero.
Adianto para vocês que sou muito tímida, mas quando pego intimidade kkkkk não tem mais volta
Enfim, vocês podem contar comigo no que eu puder fazer para ajudar!

Espero que estejamos todos juntos quando tudo passar, que seja em breve!
Em resposta à Jeycellany Dionisio da Conceição TEC3

Boa noite Jeyce, Jey, Jeyjey, Je e Lanny, tudo bem? hahah

Santa cruz é bem pertinho de tudo né? o bom é que de trem você consegue chegar na UERJ em pelo menos 2 horas rsrs. Espero que se sinta a vontade na nossa Universidade e acredito que com o tempo não vai ser possível se manter tímida por muito tempo (pelo menos não após a primeira chopada).

Temos uma coisa em comum também odeio que me chame de Graziele, acho muitoooo estranho prefiro que me chame de EI do que meu nome por completo.

Hi Jey!
Seja bem vinda, a Uerj! Eu já estudei em Santa Cruz, na Faetec fiz informática aí! Já faz amizade com a galera que vai pegar o trem pra garantir a companhia!! Quando entrei na pedagogia eu tava certa que seria da Ped empresarial, mas comecei trabalhar em escola e me apaixonei pela confusão e pelo caos! Parabéns pela aprovação, bora nessa!

por Cristina Silva de Freitas TEC3 -
Olá pessoal, tudo bem?
Me chamo Cristina, tenho 47 anos, sou casada e tenho 2 filhos lindos,
Rafael tem 22 anos e Carolina de 19 anos.
Entrar para a faculdade é a realização de um grande sonho, agora imaginem como estou me sentindo.
Nunca imaginaria estar dentro de uma faculdade pública, e vocês não tem noção da alegria e da emoção que eu sinto ao falar que consegui entrar para a UERJ.
Terminei o meu ensino médio já tinha 30 anos e conciliar, família, filhos pequenos, trabalho e estudo não foi fácil, mas com muito esforço, conseguimos. Falo assim pois semprei contei com o apoio da família e chegar até aqui sem o apoio e o incentivo deles, acredito que seria bem mais difícil.
Uma curiosidade é que entrei para a faculdade junto com a minha filha e a alegria aqui em casa foi em dose dupla, ela também vai cursar Pedagogia na UERJ. Imaginem como o coração dessa mãe coruja aqui ficou, quase explodiu de tanta felicidade.
Perdi o emprego no início da pandemia e com a instabilidade que se instalou não fiquei muito triste, pois eu queria mesmo é estar junto com a minha família naquele momento tão incerto. Ainda não consegui voltar ao mercado de trabalho que é a área administrativa da construção civil, está muito difícil, mas, sigo caminhando com muita fé em Deus de que tudo isso vai passar e poderemos enfim voltar a nossa rotina de vida sem o medo do vírus, sigo me protegendo e me cuidando, pois assim também protejo o meu próximo.
No momento eu trabalho em casa fazendo empadões e bolos, como amo cozinhar está sendo muito legal.
Que possamos em breve estarmos juntos em sala de aula e viver esse momento plenamente. Interagindo com todos os professores, alunos e é claro fazer novas amizades.
Em resposta à Cristina Silva de Freitas TEC3

Oi Cristina, tudo bem?!

Histórias como a sua deixam meu coração muito quentinho ❣️ Acredito muito que nunca é tarde pra tentar! E que presente entrar na faculdade junto com a sua filha!! Parabéns!!!!!

Boa noite Cristina, espero que esteja bem , Fico muito feliz por ver mulheres guerreiras alcançando seus objetivos e acredito que toda a sua família se orgulhe muito de você. Obrigado por não desistir de você mesma e espero que o céu seja o limite para você alcançar mais vitórias em sua vida.

Parabéns Cristina,entrar pra faculdade é bom ,mas entrar junto com a filha dever ser melhor ainda. Além dos colegas ter uma pessoa bem próxima de você na mesma caminhada.
Já já tudo volta ao normal e retomaremos a nossa rotina.
Boa sorte pra nós !

por Matheus Delgado -
Que relato incrível, Cristina. Vamos realizar esse seu sonho, então! Aposto que será muito enriquecedor você poder partilhar os conhecimentos e experiências com a sua filha! 

Logo estaremos juntos presencialmente e, espero eu, que possamos fazer aquele comes e bebes maroto que todo mundo gosta, então vou querer experimentar esse empadão, heim!? Ah, e mesmo no remoto, vamos vivenciar ótimos momentos e fazer novas amizades. 

Conte comigo! Bom curso para nós!

Oii Cristina, é muito bom ver alguém que batalhou para seguir estudando mesmo depois de ser mais "experiente" kkkk. Teno como exemplo o meu pai, que terminou o ensino médio há anos e voltou a estudar agora com 56 anos. Ele faz História na Unirio. Parabéns por essa conquista. Vamos juntos nessa caminhada.
Abraços, João Victor Machado

Oi Cristina!
Estou imensamente feliz por ter você com a gente, seja muito bem vinda a Uerj! Sua conquista é coletiva e com certeza vai inspirar outras mulheres. Mais uma vez parabéns!

AAAAH pode mandar bolo e empadão que a gente aceita!!! Beijos

Olá, pessoal!

Me chamo Carolina e tenho 22 anos.

Bem, a coisa mais curiosa sobre mim no momento, é o fato deu estar na 3° faculdade de pedagogia. Risos!

Iniciei a graduação numa faculdade particular em 2018.2, entretanto, além de discordar da instituição em algumas questões, a situação econômica também ficou apertada, e então fui para a segunda graduação, em outra instituição privada, dessa vez meu meio de ingresso foi transferência externa, que me concedia a oportunidade de maior desconto.
Meu parceiro que também é aluno da UERJ e cursa Pedagogia, cansado de me ver naquele desespero todo fim de mês, me incentivou a tentar pela terceira vez. Jurei para ele que não faria o vestibular e não começaria tudo novamente, e bem... Cá estou eu.

Aproveito o gancho pra explicar um pouco do porquê Pedagogia. Bem, sendo aluna de escolas públicas do Rio, e tendo passado por tantas experiências, percebo que só a educação pode nos salvar do que estamos vivendo. Para mim, tornar-se professora é oferecer e construir a possibilidade de sonhos se tornarem reais. Através da educação cheguei até aqui, e tenho muito orgulho disso.

Meu maior desafio na pandemia é justamente a tecnologia! Me limitava muito o acesso ao computador, por exemplo, utilizava apenas para trabalho e atividades da faculdade, e também nunca pensei que fosse precisar ficar mais de 6h ininterruptas acompanhado as aulas! Mas gosto de pensar que também me ajudou muito, pois hoje percebo que meus trabalhos tem muito mais qualidade, ainda me sinto mais preparada para o mundo, que tem sido bem tecnológico. Já estou vacinada com as duas doses e muita animada para iniciar esse ciclo!
Em resposta à Carolina de Oliveira Ramos Guente tec3

Oi Carol! Seja bem vinda a Uerj!

Uau! Terceira faculdade de pedagogia, temos muitas coisas para trocar, parabéns pela aprovação!
Vamos nessa, por uma universidade pública e democraticamente acessível a todes! Beijos
Em resposta à Leonardo Nolasco-Silva

Obrigado professor, sempre é bom ter essa recepção que nos coloca cada vez mais dentro da faculdade.

Agora estamos juntos até o final e não vejo a hora de conhecer a todos.
Em resposta à Leonardo Nolasco-Silva

por Diana Castellani -
Oi, pessoal! Pegando o gancho do Léo aqui... Eu sou Diana, sou mestranda em Educação na UERJ, vacinada \o/, escorpiana. Léo é meu orientador, e por isso estou aqui com vocês. Como alguns de vocês, retomei os estudos depois de uns 10 anos parada. Eu estou muito feliz de conhecer uma turma com tanta gente bacana. Sejam todos bem-vindos! Contem comigo para o que precisar! Beijo grande

por Bruna da Silva Teixeira de Oliveira TEC3 -
Olá, boa noite! Me chamo Bruna e tenho 24 anos.
Uma curiosidade sobre mim que acho interessante é o meu otimismo, algumas pessoas enxergam isso como defeito e dizem para eu ser mais "realista", mas devido à situação em que nos encontramos não só no Brasil como no mundo todo, acredito que um pouco de otimismo é sempre bem. É preciso pensar que depois de todo esse caos, dias melhores virão!
O que me trouxe até a pedagogia foi a vontade de ensinar. Sempre acreditei na educação como uma forma de transformar vidas, e é dessa forma que eu quero mudar a vida das pessoas.
Minha vida desde o início da pandemia foi "mais ou menos". Perdi meu emprego bem no começo, e foi beeeeeeeeem difícil conseguir outro. Entregava currículo aqui e ali, ia em entrevistas mas não passava nem pra fase seguinte. Em agosto finalmente consegui algo, depois de um ano e 2 meses desempregada. Na mesma semana que consegui o emprego passei pra uerj, então foram muitas emoções em apenas 7 dias.
É isso. Estou ansiosa para iniciar essa nova fase da minha vida, e espero que em breve tudo melhore para que possamos nos encontrar pessoalmente!!
Em resposta à Bruna da Silva Teixeira de Oliveira TEC3

Boa noite, Bruna!!
Ainda bem que você já conseguiu outro emprego e logo na semana que foi aprovada na UERJ, imagino a felicidade.
Ahhh, continue sempre com o seu otimismo, precisamos de pessoas assim por perto <3

Oi Bruna,tudo bem?
Que bom você conseguiu trabalho, o situação anda difícil ,mas com fé e otimismo a gente chega longe. Parabéns por mais essa conquista.
Boa sorte pra nós!
Em breve estaremos todos juntos .

Parabéns pelo emprego e pela aprovação no vestibular Bruna!
Tem muita coisa boa vindo por ai! Vamos juntas, seja bem vinda a melhor Universidade do Rio de Janeiro!

por Ana Caroline Xavier Leite tec3 -
Oie, Bru! Pode chamar assim? hahaha
Admiro muito as pessoas otimistas porque sou mega pessimista kkkkkkk mas estou trabalhando nisso! Principalmente porque quero muito acreditar nos dias melhores que virão e eles se chamam: pós pandemia. Acho muito legal ler como o marco de passar pra UERJ foi impactante pra todos nós e o quanto representa uma nova fase da vida. Tô ansiosa pra gente se conhecer pessoalmente pra dividirmos esse momento de uma forma mais real haha Beijo <3

por Andressa Raquel de Souza Candido TEC3 -
Oi sorriso
Meu nome é Andressa Candido, tenho 19 anos e moro em Nova Iguaçu.

Terminei meu ensino médio em 2019, e a pandemia veio em 2020, me lembro até hoje. Eu estava saindo do curso pré militar ( que eu não gostava ), e passei por um bar que tinha uma TV , escutei sobre um vírus e que poderia acontecer uma "breve quarentena". E hoje estamos fazendo EAD.
Não tive muitos problemas na quarentena, sou um pouco fechada antes mesmo da pandemia chegar, sempre me virei sozinha em questão de estudos e afins (espero que isso não soe grosseiro). Entendo que cada um teve uma experiência.
A UERJ sempre foi meu sonho, antes mesmo de eu saber o que era uma faculdade. O ser humano tem grandes tendências a ir onde é mais familiar, e me senti assim com nossa universidade. Uma casa, com uma história de força e onde grandes pessoas "moram", e grandeza tem muitos significado. Me identifiquei de cara e nunca passou pela minha cabeça estar em outro lugar. Tentei a prova 2x, na primeira foi para Design (que ainda é meu sonho), mas infelizmente não passei, e a segunda vez foi para pedagogia, e aqui estou. Espero conseguir seguir firme nos meus estudos.
Sempre dizem que quando a gente sai para o mundo, a gente acaba descobrindo quem a gente é e o que a gente ama de fato. Pra mim a UERJ é o meu primeiro degrau.
Em resposta à Andressa Raquel de Souza Candido TEC3

Andressa, te entendo perfeitamente, pois esse não foi meu primeiro exame pra uerj que prestei, se não me engano já fiz umas 3 ou 4 vezes, mas dessa vez finalmente consegui (conseguimos!!!!) passar!!!!! Parabéns por essa trajetória.

Vixi Andresaa você não é a única, essa foi a 2x que me arrisquei em fazer a prova diante do caos que é minha vida. Assim se você gosta de desing imagino que seja boa na parte artística de ser professora, já avisando que sou péssima.

Oii Andressa!
Com certeza você fez uma escolha muito certa e significativa a uerj é uma Instituição muito responsável com seus alunos, não canso de repetir o quanto minha vida mudou depois que consegui entrar nessa universidade. Seja muito bem vinda, parabéns pela sua aprovação. Essa universidade é nossa!

Boa noite, todos bem? Espero que sim!!

Me chamo Brandon Araujo, tenho 25 anos e moro na Praça Seca – Jacarepaguá (se passar por aqui, toma cuidado, tem tiroteio quase todo dia kkk). Estou cursando Técnico em Eletrotécnica no CEFET e tenho curso de Eletricista Instalador Predial pelo SENAI, então se precisar fazer um gato de luz na sua residência é só entrar em contato. Sou uma pessoa muito extrovertida, gosto de lidar com os problemas da vida através do humor, amo fazer trabalhos sociais e ajudar as pessoas e foi assim que caí de paraquedas em pedagogia. Por amar ajudar os outros, sempre procurei uma profissão que me permitisse fazer algo por alguém e por acreditar que a melhor forma de ajudar é através da educação, resolvi prestar vestibular para a pedagogia. Na verdade, nunca me imaginei em uma faculdade e quando prestei vestibular esse ano nem tinha expectativas em ser aprovado, mas cá estou fazendo um breve resumo sobre minha vida em uma sala da UERJ, a melhor do Rio.
No início da pandemia surtei pela saúde dos meus familiares, me estressei com os negacionistas e me inspirei em pessoas que me ajudaram a enxergar a “parte boa” de algo ruim. Foi durante todo esse caos que consegui focar mais em minhas metas pessoais, dei mais atenção e importância aos meus familiares e amigos e pulei de cabeça em um curso técnico e graduação em áreas completamente diferentes. Espero que ano que vem todos estejam vacinados para que possamos voltar as aulas presenciais pois estou super ansioso pelo primeiro contato físico com a Universidade.
Em resposta à Brandon Araujo Prado TEC3

Brandon, achei muito legal sua história, acho que não precisarei dos seus serviços pois meu padrasto é eletricista, mas caso surja algum bico e ele precise de ajuda, te chamo pode deixar kkkkkkkkkk Acho que todos tememos pela nossa saúde e de nossos parentes, ne?! Mas graças a Deus hoje estamos todos bem, e que sigamos dessa forma!!! Beijoss

Já pode vir fazer um trabalho social aqui na minha casa e instalar meu gato!

Por aqui também foram muitos surtos e preocupações familiares! Também estou super ansiosa por nossa volta presencial, as vezes a gente só precisa de um bar pós aula para recuperar as energias!

Seja muito bem vindo a melhor do Rio!

por Leonardo Nolasco-Silva -
Brandon, eu estou no meio de uma obra! Não faça esse tipo de propaganda porque fico tentado a inserir "instalações elétricas" nos requisitos para aprovação na disciplina kkkk

Olá, me chamo Jéssica e tenho 19 anos.
Sou criada no RJ desde quando nasci, moro numa comunidade no bairro da Tijuca.
Sou uma jovem cristã desde os meus 10 anos de idade.
Uma curiosidade sobre mim, é que eu gosto de todos os animais do mundo.

Quando eu estava no meu último ano do ensino fundamental, queria entrar num Colégio Estadual onde houvesse curso técnico.
Porque eu não queria me formar e não ter uma profissão ou um curso.
Então, eu tentei no Júlia Kubitschek e não consegui entrar, fui para o Colégio Estadual Paulo de Frontin.
Minha irmã fez formação de professores num colégio chamado CEVIW e ela falou pra mim fazer lá.
Quando eu estava no segundo ano do ensino médio, eu fui correr atrás do que eu queria e fiz o curso de professores por fora, paguei do meu bolso.
No meu último ano do ensino médio, eu decidi fazer a UERJ para conseguir fazer pedagogia, veio a pandemia, o pré-vestibular tinha parado e pensei em desistir. Mas, eu segui em frente e cheguei até aqui, graças a Deus!
Ultimamente nessa pandemia, muitas coisas aconteceram, arrumei emprego, fiquei desempregada recentemente, passei para UERJ, estou fazendo estágio do curso de formação de professores, perdi conhecidos e parentes.
- Estou muito ansiosa para que as aulas voltem presencialmente.
Em resposta à Jéssica Pereira da Silva TEC3

Oi Jéssica!
Que bom que você conseguiu entrar na universidade, e que bom que foi na Uerj, vamos juntas tem muita coisa boa pra construir e desconstruir nesse nova trajetória que se inaugura! Parabéns pela aprovação, beijos!

por Ana Clara Gomes da Silva tec3 -
Bom, me chamo Ana Clara Gomes, moro no Engenho de Dentro e tenho 20 anos, completo 21 agora dia 27/09 haha.
Eu amo ler livros, principalmente de suspense, daqueles que fazem vocês ficarem bobos no final.
Adoro sair com os amigos, conhecer bons lugares novos e as vezes os lugares nem são tão bons, mas com a presença deles o ambiente se torna o máximo.
O que me trouxe para uma graduação em pedagogia?
Desde pequena sempre tive esse sonho, o sonho de poder ensinar, de ajudar uma criança… sempre me dei muito bem com elas, sempre quis ser professora. Hoje em dia posso dizer que estou muito orgulhosa de mim, estou conquistando as coisas que eu sempre me esforcei pra ter. Conseguir cursar pedagogia na UERJ, foi uma das coisas mais incríveis que poderia me acontecer esse ano, as vezes penso “será que estou vivendo um sonho?”
Mesmo com todo esse problema da pandemia, muitas pessoas morrendo e outras perdendo famílias… uma situação horrível da qual ainda estamos passando, tive momentos de tensão com alguns familiares que contraíram a COVID, mas graças a Deus hoje todos eles tomaram a vacina e eu sou grata a Deus e ao SUS por isso. Espero que todos tenham um pouco de esperança e que saibam que nada dura para sempre. Que tudo volte para seu devido lugar.
Por mais difícil que sejam as coisas, não desistam e ser acreditarem em fé, então, tenham fé que as coisas vão dar certo.
Minha vida na pandemia virou de cabeça para baixo, imagino que a de todo mundo também, passei por algumas adaptações que não foram nada fácies, mas depois comecei a pegar o jeito das coisas, porém, tô louca para que tudo isso acabe, que eu volte a sair com os amigos e agora principalmente conhecer meus colegas de turma pessoalmente e dar voltinhas na UERJ, sem esquecer das chopadas pessoal.
Absss!
Em resposta à Ana Clara Gomes da Silva tec3

Ana Clara,Também amo um suspense !!! Isso tudo vai passar, e breve breve estaremos todos juntos aproveitando a vida de universitário, presencialmente. O importante é não desistirmos .

por Diana Castellani -
Oi, Ana! Que dia lindo de se fazer aniversário! Eu tenho sentido muita falta da vida social também, mas precisamos nos cuidar até que tudo volte ao seu devido lugar, como você disse. Posso te dizer que esse sonho está só começando, você vai curtir muito! Seja bem-vinda!
Sigamos com fé!

Oi Ana Clara!
Saudades do Samba da feira no Engenhão! Bons tempos sem pandemia!
Já já estaremos dando muitas voltinhas na uerj, tem 24 rampas pra você subir quando elevador estragar ;) as voltinhas nessa universidade estão garantidas!

Seja bem vinda a Uerj e Viva o SUS!

por Usuário excluído -
Oi, Ana!
Moramos pertinho, moro no Méier! Vi que temos bastante coisas em comum, de suspense, eu gosto de filme, não sou muito de ler livros haha, amo sair com amigos também e amo conhcer novos lugares. Assim, como você também estou doida para que as aulas presenciais voltem, pra gente dar voltinha e curtir as chopadas kkkkkkkk
Bju!

Oiiii! Boa noite galera!

Meu nome é Elaine Martins Da Silva, tenho 28 anos, sou casada, moro no Bairro Gardênia Azul -Jacarepaguá Zona Oeste do Rio.
Comecei a trabalhar ainda bem nova, aos 13 anos de idade em casa de família e atualmente ainda exerço essa função. Meu marido que hoje é formado em administração pela UERJ, sempre me incentivou a estudar e buscar algo que eu me identificasse para minha formação. Eu já havia tentado antes mas para o curso de Direito, não passei ,mas também, nem sei se é o que eu gostaria de exercer. Olhei para o curso de Pedagogia com cuidado e percebi que tinha mais haver comigo pelo fato de lidar bem com crianças e adultos; te paciência para ensinar e uma mania de manter tudo em ordem. Graças a DEUS passei e foi um momento de muita alegria pra mim.
O momento que estamos vivendo não tem sido fácil pra nenhum de nós ,mas, não podemos parar. Eu quero me dedicar ao máximo à esse curso e interagir com meus colegas e se DEUS quiser ano que vem estaremos todos juntos na melhor do Rio.
Em resposta à Elaine Martins da Silva TEC3

Elaine, seu marido estava certo em não deixar você desistir dos estudos, olha só aonde você e todos nós chegamos! Espero que consiga e qualquer coisa já sabe só da um help lá no grupo.

Olá Elaine, que bom que você tem alguém para apoiar e te incentivar a estar cursando uma universidade. Bem vinda e vamos juntos nessa batalha.

Elaine, parabéns pela aprovação!

Que a pedagogia te abra muitos caminhos, ela com certeza vai te desorganizar porque lidar com educação é lidar com muito movimento e pouca ordem! Estou muito feliz por sua chegada aqui, vamos nessa que agora você é a melhor do Rio. Somos a uerj <3

por Júlia Ferreira Marques da Silva Tec3 -
Boa noite!! Meu nome é Júlia, tenho 19 anos, sou amante da leitura e da escrita e atualmente estou estagiando em um colégio, em uma turma de maternal. Amo meu trabalho e meu curso e uso esse amor como força para continuar quando as coisas ficam difíceis. Decidi cursar Pedagogia quando percebi que a melhor forma de ajudar a mudar o mundo seria através da educação, e também porque tenho um irmão pequeno e comecei a acompanha-lo nos estudos e processo de alfabetização.
A vida na pandemia está sendo um grande desafio - pessoal, profissional, emocional... Nunca imaginei que passaria tanto tempo dentro de casa e que minha rotina mudaria tão drasticamente. Fui a aulas presenciais durante 1 semana, e desde então toda a minha graduação tem sido feita remotamente, não consigo nem imaginar a nova adaptação quando isso tudo acabar. Já me acostumei com o estudo remoto e hoje tem até sido bom para mim, pois fica mais fácil de conciliar com o estágio.
Estou muito animada com a disciplina e espero que possamos aprender muito juntos sorriso
Em resposta à Júlia Ferreira Marques da Silva Tec3

por Diana Castellani -
Oi, Júlia, seja bem-vinda! Estudar a distância acaba sendo vantajoso pra quem trabalha, né? Você acha que se estivesse estudando presencialmente teria um rendimento diferente no seu curso e no estágio?

Oi Júlia!

Também tenho uma turma de bebês, são a coisa mais fofa que existe! Por outro lado, é uma treta uma turma de crianças tão novinhas, o tempo de abrir um livro pra contar uma história, tem três se mordendo, um com galo na cabeça, dois escalando as paredes é muita responsa!

Pelo que entendi você já tá cursando em outro período né?

por CLAUDIA HELENA DA SILVA PARAGUASSU TEC3 -
Oi, Júlia!! Me identifiquei com sua vontade de mudar o mundo, que bom que estamos tentando fazer nossa parte. Ah, também sou de 2020.1 e ter tido a oportunidade de conhecer um pouquinho da UERJ antes desse ensino remoto é o que tem me confortado, que saudades daquela rotina!!

por Matheus Delgado -
Olá, turma!

Me chamo Matheus e também sou aluno da Pedagogia. No momento, estou entre o 6° e o 7° período. Sou monitor da disciplina e orientado pelo Leonardo Nolasco no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Estou na segunda graduação, assim como alguns de vocês - pelos relatos que li. Sou formado em Turismo, pela Estácio de Sá, mas foi na Pedagogia que encontrei meu terreno. Junto com o Léo, participo de pesquisas sobre os espaços virtuais, a educação durante o distanciamento físico, as masculinidades e as escritas de si.

Sou do interior de São Paulo. Fui acolhido pelo Rio e pela UERJ. A UERJ me abraçou e me deu forças em tempos complicados. Na verdade, ela continua sendo um pilar, diariamente. Na atual conjuntura, onde estamos enfrentando tantas coisas, espero que a UERJ e a Pedagogia possam abraçá-las(os) também. Esse ambiente virtual foi feito com muito carinho e cuidado pelo Nolasco, pelo Vittorio, pela Diana e pela Carol, e tenho certeza que juntos vamos trilhar um caminho de ensinoaprendizagem muito prazeroso!

A música, para mim, é uma constante companheira na realização de qualquer atividade, como estudar, por exemplo. Vocês já ouviram a nova canção da Lady Gaga com a Pabllo Vittar? Pelo sim e pelo não, vou deixar esse forrozão-tecnobrega aqui na esperança que vocês também gostem:

Se precisarem de algo, podem me chamar aqui, no grupo do Zapzap e até mesmo no Instagram (@delgadney) e farei o possível para ajudar. Continuem se cuidando e usando máscara quando saírem de casa. Logo estaremos de volta ao presencial. Por hora, seguimos conectadas(os)! Que tenhamos todas e todos um ótimo período!

Sejam bem vindas(os)!
Em resposta à Matheus Delgado

Matheus, fico feliz em saber que podemos contar com você nessa caminhada da graduação. Creio que para todos nós ainda esteja sendo uma novidade mas tudo vai se colocar no lugar e já já estaremos formados.

Abraços.

por Matheus Delgado -
Isso aí, João Victor!

Os anos aqui passam voando. Aproveite cada instante!

Abraços e tamo junto.

por Ana Carolina Fontenelle Venancino TEC3 -
Oi, gente! Me chamo Ana Carolina mas podem me chamar de Carol, tenho 19 anos e desde o ensino médio eu sonhava com a UERJ. Concluí o ensino médio em 2019 e jurava que queria direito (surto kkkk), em 2020 aceitei que queria dar aula e então fiquei na dúvida entre cursar história e pedagogia mas, depois de muitas pesquisas, me identifiquei mais com a pedagogia, cheguei a cursar na UFF esse ano mas com a aprovação na UERJ decidi trocar de instituição. Hoje, faço estágio na área e estou amando!
Espero que logo logo estejamos juntos pelos corredores da UERJ e espero também, aproveitarmos o máximo da graduação!
Em resposta à Ana Carolina Fontenelle Venancino TEC3

Esqueci de acrescentar sobre minha vida na pandemia, está sendo um momento complicado para todos mas nesse período começaram as aulas online e eu tive que ajudar o meu irmão mais novo aí o interesse na pedagogia só cresceu. Espero que estejam se cuidando, muita saude a todos!

por Diana Castellani -
Oi, Ana Carolina! Fiquei muito curiosa com sua fala "aceitei que queria dar aula". Por que "aceitei"? Vou deixar vc me contar primeiro, mas acho que temos histórias parecidas. Vc faz estágio em que exatamente? Saúde!
Em resposta à Diana Castellani

Ola Diana, o "aceitei" foi porque eu tinha aquele medo de ser professora por ser bastante desvalorizado no Brasil mas eu sabia que era o que eu queria, entende?! E meu estagio é em uma creche, auxilio a professora junto com outras auxiliares no berçário, espero que eu tenha esclarecido alguma dúvida! Ansiosa para saber sua história!

Bem vinda, Carol!

Também fiquei em dúvidas sobre história e pedagogia, quando concluí pedagogia fiz novamente o vestibular para história, mas não entrei então decidi fazer a pós em História da África!

Parabéns pela aprovação!

por Arielle Sena sena -

Olá,

Oi gente, meu nome é Arielle, tenho 26 anos, mãe do Santiago de 2 anos e 3 meses. Sou do Ceará, e já cursei Filosofia Licenciatura na Universidade Estadual do Ceará.

Muito importante pra mim falar da maternidade e carreira que quero seguir como Educadora. 

Tipo, meu filho faz parte da minha vida e com certeza vocês virem ele nas aulas, faz parte! Tipo, ele tem escola pela manhã, então eu acho que consigo me planejar bem nesse turno de manhã, desse semestre.

Como eu, mulher, mãe me senti muito excluída nesse desgoverno, tentando suportar o mundo nas costas. Em meio a pandemia. 

Por mais que tenho apoio, uma rede de apoio não é fácil.

Eu, tive que largar a faculdade assim que descobri a gravidez e desde então não voltei. Em questão a escolha do Curso de Pedagogia pra mim faz todo sentido, hoje em dia eu dependo muito do meu companheiro que tem um salário de pós-doutorado em Física. Mas mesmo assim, eu que crio um bebê integral.

Aqui, eu leio muito, me informa bastante sobre pedagogia do ensino de educação pública.

Recentemente passei por uma cirurgia e vem aquela velha questão quem pariu Matheus que balança, fiz praticamente tudo sozinha, cozinhando, cuidando e tipo tô aqui fazendo tudo que for possível e impossível. 

Aquela velha questão do machismo.

Queria muito construir um vínculo com vocês, e ajudar o que for preciso pra essa comunidade. 

Estamos aqui juntes!

Em resposta à Arielle Sena sena

por Matheus Delgado -
Arielle, aqui você não estará sozinha, pode ter certeza. Vamos caminhar juntas e juntos. Precisando de algo, estou aqui. Um ótimo período para nós! Força! 
Em resposta à Arielle Sena sena

Arielle
Vamos caminhar juntas, já estou ansiosa para conhecer o bebê!

Quando entrei na graduação conheci a Andrea ela tinha 1 aninho recém completos, finalizamos a graduação ela tinha 5 aninhos quase 6. Cursar pedagogia com ela, foi a melhor experiência que tivemos enquanto turma, aprendemos a acolher, a respeitar o choro, vimos ela crescer, levamos no bandejão, na chopada, no bar... A Andrea hoje tem 8 anos é criança mais sagaz que eu conheço, graduada em pedagogia aos 5 anos de idade kkkkk a criatura derruba qualquer um com os argumentos dela!

Tem um provérbio africano que diz que "é preciso uma aldeia para se educar uma criança” espero que você encontre sua aldeia aqui na Uerj, com outras mães, amigas, com os professores.... Vamos fazer uma festa pra receber ele! Seja bem vinda você e o Santiago a disciplina e a UERJ! Que vocês se sintam em casa e que encontre na sua turma uma rede de apoio para atravessar esse mar graduação com seu pequeno. Beijos

Qualquer coisa estou por aqui!

Olá!
Sou a Alexsandra,tenho 23 anos e estou cursando minha primeira faculdade.
Escolhi pedagogia muito recentemente,no meio da pandemia eu perdi meu emprego em uma livraria,e então comecei a procurar outro emprego.Arrumei um emprego de babá ,já vai fazer quase um ano que estou trabalhando com uma criança que tem TDAH,essa criança tem 7 anos de idade. Começar a trabalhar com essa criança foi o que me fez olhar com outros olhos para a pedagogia,eu já amava crianças,estava sempre em contato com muitas,pois trabalhava na sessão infantil da livraria.Tem sido um período de muitas experiências novas,e esse período me fez querer estudar ,e me especializar pra cuidar de crianças com deficiência, com problemas neurobiológicos , crianças que acabam sendo excluídas de atividades diárias . Quero fazer essas crianças se sentirem incluídas de verdade.
E sempre tive meus amigos dizendo que pedagogia era minha cara, mas eu ainda não tinha essa paixão que tenho agora,mas sei que os incentivos a cursar pedagogia também foram de grande importância pra estar aqui hoje.
Estou ansiosa para toda essa nova experiência na minha vida.
Desejo a todos boa sorte no curso !
Em resposta à Alexsandra de Jesus Souza TEC3

por Matheus Delgado -
Alexsandra, na UERJ, essa paixão pelo curso vai aumentar, te garanto! Um ótimo período para nós!
Em resposta à Alexsandra de Jesus Souza TEC3

Alexsandra, Seja bem vinda!

Núcleo de Educação Especial e Inclusiva - NEEI, te ajudará a enriquecer suas pesquisas com educação para pessoa com deficiência.

Olá galerinha da pedagogia. Meu nome é Graziele Tomaz, tenho 20 anos e já posso ser considerada professora pois sou formada no ensino normal. Quem conhece o CEIAA comenta aí.
Uma coisa que vocês precisam saber desde já: sou uma Friends maníaca, passo 80% falando/vendo Friends e os outros 20% esperando alguém falar para que possa falar também rs. A louca das séries? Talvez.
Falar do período pandêmico me deixa meio triste pois tive muitos altos e baixos. Me mudei duas vezes, tive que lidar com muitas questões, passei por dificuldades, mas seguimos. Hoje em dia dou aulas de reforço para crianças no quintal de casa. Isso mostra qual é o meu objetivo de vida. Sempre quis ser professora e passar mais do que matérias, ensinar lições de vida.
Em resposta à Graziele Tomaz de Almeida TEC3

por Diana Castellani -
Oi, Graziele, eu também sou a louca de Friends. A pandemia não tem sido fácil mesmo, mas fico feliz que você esteja conseguindo seguir e iniciar seu curso de Pedagogia. Conte com a gente!

Em resposta à Graziele Tomaz de Almeida TEC3

Oi Graziele,
Conhece How to Get Away with Murder? passo 80% falando/vendo Friends e os outros 20% esperando alguém falar para que possa falar também kkkkkkk

Bem vinda a Uerj

por Camila Gomes dos Santos TEC 2021.2 -
Boa noite.
Meu nome é Camila Gomes dos Santos, tenho 36 anos, sou separada, tenho uma filha de 5 anos, trabalho fora e me dedico a criação da minha pequena. Recebi o incentivo da minha família para voltar a estudar (pois já estava há uns 15 anos sem entrar numa sala de aula). Sempre tive o sonho de me formar mas devido as dificuldades que a vida nos trouxe precisei interromper temporariamente alguns projetos. Confio muito em Deus, estou ciente que tudo isso que está acontecendo na minha vida é um grande milagre. No entanto, devido a algumas reviravoltas que houve na minha caminhada voltei a estudar em casa para prestar Vestibular na Uerj para o Curso de Pedagogia, no qual senti grande identificação por já desenvolver atividades relacionadas a visão do curso. Quanto a Pandemia, o que posso dizer é que trabalhei duro todo esse período difícil e atípico da história da humanidade. Não foi fácil assimilar que há mais de um ano chego do trabalho e não abraço e beijo a minha filha por questões de cuidado, mas sobrevivemos.
Em resposta à Camila Gomes dos Santos TEC 2021.2

por Diana Castellani -
Oi, Camila, muito prazer! Seja bem-vinda! Que atividades relacionadas ao curso você já desenvolve? Nem consigo imaginar saudade desse abraço. Sigamos firmes que isso há de passar!

por Jaqueline Perfeito Ferreira Carneiro TEC3 -
Olá, sou a Jaqueline, tenho 45 anos, casada, meu marido na mesma idade (João Paulo), cursando Pedagogia e Doutorado em História Social (UERJ), mãe de uma filha de 23 anos (Blenda) cursando Direito (UERJ). Minha trajetória se mescla como a de muitos estudantes desta instituição, ou seja, oriunda da classe trabalhadora desde cedo, concluindo os estudos segundo alguns de maneira "tardia". Anteriormente, cursei Geografia em uma instituição privada, mas necessitei trancar devido questões econômicas. Ingressar numa instituição pública de qualidade sempre foi um plano antigo. Minha referência a respeito do curso e da instituição vem através de meu marido e minha filha, inclusive, meus maiores apoiadores, pois, sou de uma família onde poucos tiveram acesso ao processo de escolarização.
No que se refere ao processo da pandemia, em primeiro lugar, foi o sentimento de desistência, principalmente, pelos adiamentos e incertezas a respeito do vestibular. Me matriculei no Pré-Vestibular Social do CEDERJ, antes do processo pandêmico, mas com a epidemia e todo o assombro mundial, gerando assim um misto de ansiedade e medo, não desenvolvi os estudos exigidos na dimensão que precisava. Entretanto, no apagar das luzes, reuni forças e decidi seguir em frente. Aqui estou...Feliz e realizada em compartilhar esse momento com vocês!
Em resposta à Jaqueline Perfeito Ferreira Carneiro TEC3

por Usuário excluído -
Oiii Jaque!!
Muito legal a sua trajetória! Que bom que conseguiu realizar seu sonho e ter o apoio de sua família! Que em breve possamos estar juntas!
Em resposta à Jaqueline Perfeito Ferreira Carneiro TEC3

por Iara Maria Garcia Ramos Nicote TEC3 -
Oi, Jaqueline! Estou na mesma situação, com uma filha de 18 anos, cursando Pedagogia na UFRJ. Uma das coisas importante nós temos, que é o apoio familiar. Em breve estaremos todos juntos em sala de aula.

por Usuário excluído -
Oi gente!!
Me chamo Fernanda Lomardo, tenho 21 anos, to muito empolgada com a faculdade e ainda não caiu a ficha que estou na UERJ rsrs
Sempre fui completamente apaixonada pela educação e por crianças e isso foi o pontapé para querer fazer Pedagogia. Cheguei a fazer um ano de faculdade de Educação Física em 2019 mas um problema no joelho me impediu de continuar... Logo em seguida começou a pandemia e decidi por conta própria estudar para a UERJ. 2020 foi difícil demais, cheguei a pegar covid final de novembro e em abril desse ano novamente (em casa sempre e se cuidando ao máximo) e ter tido essa aprovação foi uma grande conquista. No mais, sou bem comunicativa, competitiva também rs, amo esportes, sou flamenguista doente (to sempre no maraca) e não dispenso um sambinha e uma cervejinha! Espero encontrar todos em breve!
Em resposta à Usuário excluído

Oi Fernanda! Seja bem vinda!

Vamo fechar o samba e a cerveja quando as coisas melhorarem, já o futebol te vejo do outro lado da arquibancada. Não vou expor meu time por motivos de: evitar a auto humilhação. Vamos nessa, seja bem vinda a disciplina!

Fernanda essa ficha tem que cair logo e você vê o quão maravilhoso é estar ao de vc está!!! Maracanã do ladinho da nossa faculdade então na volta dos jogos a gente já sabe aonde ir beber!!!

por Matheus Delgado -
Fernanda, logo vamos todos pra chopada tomar cerveja e uns goró! Um ótimo curso pra gente!

por Iara Maria Garcia Ramos Nicote TEC3 -
Olá, boa noite! Sou a Iara e tenho 50 anos. Sempre tive a pedagogia na veia, mas nunca foi possível realizar antes algo que sempre almejei. Em 2019, próximo de concluir o curso de formação de professores , determinei-me que no ano seguinte (2020) iniciaria a faculdade. Conciliar 2 filhos, um marido, o trabalho e os estudos intensos para o vestibular, confesso que foi um grande desafio. Véspera do meu aniversário de 50 anos ganhei o presente de ser classificada na UERJ 2021.1. É uma grande honra para mim estudar na universidade que sempre quis. Um dos meus trabalhos é de mediadora de uma criança de 7 anos com TEA e TDAH , que também é um grande desafio. A vida com a pandemia teve que haver diversas adaptações , uma delas é em relação aos estudos que muitos ainda estão remotos. Tive que me atualizar e ainda estou me atualizando referente à tecnologia. O distanciamento é bem difícil; mas em breve, muito em breve, estaremos entrando pelas portas físicas da UERJ.
Em resposta à Iara Maria Garcia Ramos Nicote TEC3

Oi Iara,fico muito feliz por sua conquista. Não é fácil a nossa luta, mas estamos sempre buscando e o importante é não desistir.
Parabéns e boa sorte pra nós!

PARABÉNS IARA!
Estou muito feliz por sua chegada a Uerj, vamos aprender muita coisa com você, o segredo da vida ta nas mãos das mulheres mais velhas, estou animada para nossa troca! Beijos!

por Elizabeth Marcela Machado da Costa TEC3 -
Olá Iara! Com certeza você vai vencer mais esse desafio. Temos muito em comum, a começar pela idade. Bora conciliar filho, marido, trabalho, e essa maravilhosa oportunidade de realizar um grande sonho. Juntos somos mais. Em breve presencial. Beijinho!

Boa tarde, pessoal!

Eu sou Carol, faço mestrado no Proped e sou orientanda do Léo! Também fui aluna da pedagogia, entrei em 2015 e me formei em 2019. Cheguei a graduação depois do curso normal, como muitas de vocês!

Passar no vestibular para Uerj foi a melhor coisa que me aconteceu desorganizou minha vida inteira e me reeducou para experienciar a vida. Estou bem anima de estar por aqui, gostaria que fosse pessoalmente? Com certeza! Mas vamos fazer o melhor possível com o espaço que temos! Já adiando que os temas que vamos conversar na disciplina são babadeiros!

Beijos, contem comigo!

por Carla Cristina Oliveira Trocado TEC3 -
Olá!! Sou a AMADA!!
Como sou conhecida onde convivo!!
Meu nome é Carla Trocado, vou fazer 5.0, mãe de um príncipe de 3.2 Pedro!! Amo ser sua mãe!! Sou muito maternal!! Tenho FORMAÇÃO em DOULA!! Mas não atuo!! Tenho um PROJETO de dar aula de Educação PERINATAL!! Pois foi uma demanda que percebi muito necessária!! Mas com a PANDEMIA isso ficou guardado!! Mas ainda desejo realizar isso!! E acho que a PEDAGOGIA pode auxiliar nisso TAMBÉM!!
Minha motivação pela PEDAGOGIA é esse desejo de ser uma Educadora!! Como diz uma amiga, que já sou, só preciso do título...eu ja acho que tenho muito o que aprender e descobrir...já admirava O nosso EDUCADOR Paulo Freire!! Ele me inspira com sua VISÃO!!
Eu tentei 10x ( Enem, UFF, UERJ...) e não estava com expectativas de passar...mas passei \○/ Eu ainda não estou acreditado!! Minha história académica desde de criança não foi muito legal...muito abandono EMOCIONAL, mas minha alfabetização foi muito significativa ( quanta importância de se ter uma professora afetuosa e dedicada, que dá uma aula com paixão, eu não lembro de seu rosto...mas ela marcou minha alma, e isso contribuiu muito pra eu chegar aqui!! ) e me fez me apaixonar por português, acredito eu, foi o que me salvou!! Meio apavorada ainda!! Mas vou conseguir me superar...Quero deixar um legado!! Espero conseguir!! Já fui voluntária em CRECHES e foi muito rico as poucas experiências em sala de AULA...as CRIANÇAS são seres incríveis...Como nos ensinam!!
PANDEMIA no INÍCIO estava neurótica...mas depois parei! Já fiz a primeira vacina, a próxima é agora dia 13/09!! Muito assustador a repercussão desse vírus...mas também muita coisa boa veio junto... Nos fez ver que somos todos iguais!! Pois esse vírus não faz acepção de pessoas!! É isso!! Espero que estejamos juntos logo!!!
Em resposta à Carla Cristina Oliveira Trocado TEC3

por Diana Castellani -
Oi, Amada! Que alegria ouvir sua história. Dez tentativas depois e aqui estamos nós. Sua fala me lembrou aquele poema do Quintana – Mãe. Compartilho aqui um trechinho contigo. Seja bem-vinda!

Mãe… São três letras apenas
As desse nome bendito
Também o céu tem três letras
E nelas cabe o infinito

Oi, pessoas!
Meu nome é Jane Carla (mas podem me chamar de um ou de outro, gosto dos dois). Tenho 39 anos e sou professora há vinte. Sou formada em Letras pela Universidade Gama Filho (RIP), e apesar de ter atuado como professora de língua estrangeira na rede estadual do RJ, minha paixão pelos pequenos falou mais alto e aqui estou eu, em busca de teorizar a minha prática pedagógica e me tornar uma professora cada vez melhor.
Sou bem tímida, por isso não estranhem se eu parecer séria demais. Depois que conheço melhor as pessoas eu interajo com mais animação.
Apesar de ser internauta (ops! este termo é meio "cringe", não?), estou um pouco assustada com a ideia do ensino remoto, mas... Se é este o caminho, caminhemos.
Tenho duas lindas cachorrinhas, a Mel e a Kali, que provavelmente aparecerão nas aulas; sou tricolor de coração; budista, sambista (Moro pertinho da Portela, mas sou Salgueirense e meio Clementiana), Potterhead, Baixinha e carioca da gema! Amo escrever (fica a dica para futuros trabalhos em grupo, ahahahah!) e ler.
Entrar na UERJ é um sonho realizado (pra ser sincera, a ficha ainda não caiu...) e espero ter vivências maravilhosas, conhecer muita gente boa e ser muito feliz!
Um caloroso amplexo a todos!
Em resposta à Jane Carla de Oliveira TEC3

por Diana Castellani -
Oi, Jane. Escolhi chamá-la assim, pois esse era o nome da minha mãe. Seja bem-vinda à UERJ e à realização desse sonho lindo. Mas me conta, por que você está assustada com o ensino remoto? Como tem sido suas aulas na rede ERJ? E, sim, internauta é beeeem cringe. Hahaha! Eu também uso (segredo :O).
Em resposta à Diana Castellani

Oi, Diana!
Só as cringe aqui, ahahaha! <3
Então sua mãe era minha xará? Conheci poucas Janes! Não é um nome tão comum (e eu fico zangada quando ouvem/escrevem errado, rsrs).
Eu não trabalho mais na rede estadual (pedi exoneração quando estava prestes a completar três anos). Trabalho na rede municipal do Rio. No ano passado consegui manter um ritmo de trabalho com atividades remotas. Este ano, no início, tive que fazer aulas síncronas e dei uma leve surtada. Não me dou muito bem com vídeos, sejam gravados, sejam ao vivo.
Com relação ao ensino remoto, eu não gosto muito. Tenho dificuldade para me organizar com ele. Porém, sou esforçada e vou tentar ter um período proveitoso.
Nos vemos por aí e espero que brevemente possamos estar dividindo salas na nossa UERJ!

por Matheus Delgado -
Olá, Jane!
Acho que muitos de nós preferimos estar presencialmente mesmo, né? Sou um desses. Mas temos muitos temas legais pra discutir, e de uma forma gostosa, vc vai ver! Conte comigo.

por Ana Paula Klippel Lopes TEC3 -
Olá, Jane
Adorei saber que não serei a única cringe na faculdade!
hahahahha
sorriso

é cringe não saber o que é cringe?

kkkkk Seja bem vinda Jane!! Que uerj te traga bons sambas! Parabéns pela aprovação! Seu formação é letras e o que?
Em resposta à Caroline Cabral CENA

Ahahah!
Se você não sabe o que é cringe... Talvez você seja! rsrsrs Porém, não se preocupe, isto não é um mau sinal!
Obrigada! Boas vindas a você também!
Minha formação é Letras Português - Espanhol - Literaturas. Na rede estadual eu lecionava espanhol.
E a UERJ tem tudo pra ser o enredo mais alegre da minha vidaaaaa! rs
Vamos que vamos!

Oi, Jane!! Sabia que ser potterhead também é considerado cringe? Não sei de onde tiraram isso, mas tô bem de boa sendo cringe também! Kkkkkkkk

Seja bem vinda e espero que você tenha um ótimo semestre sorriso

por Ana Paula Klippel Lopes TEC3 -
Olá!
Me chamo Ana Paula, tenho 38 anos e está sendo uma experiência muito louca voltar para a graduação depois de tanto tempo.
Sou formada em História (também pela UERJ em 2008) trabalhei fora do magistério por muitos anos, mas o "chamado" foi mais forte. Decidi voltar e fazer, também, uma outra faculdade.
Estou muito feliz em estar de volta a um dos lugares que mais tem significado para mim e que mais amo, a UERJ.
Em resposta à Ana Paula Klippel Lopes TEC3

por Jaqueline Perfeito Ferreira Carneiro TEC3 -
Oi Ana,
Que bacana, também fiquei muito tempo fora da graduação, pois cheguei a cursar Geografia e tranquei em 2010. Meu marido é formado em História. Agora, somos os três aqui em casa (eu, marido e filha) estudando na mesma instituição.
Parabéns pelo o seu retorno.
Em resposta à Ana Paula Klippel Lopes TEC3

Oi Ana! Bem vinda de volta! Tentei o vestibular para história depois que me formei em pedagogia, mas acabei não passando, espero um dia retornar a graduação também! Espero que curta o curso e se puder exclua disciplinas ;)

por Usuário excluído -
Olá, boa noite!
Me chamo Andrielly, tenho 20 anos e tenho minha bebê de 2 anos, Lavignea. Terminei o ensio médio em 2017, fiz prova no ENEM e UERJ também, porém não consegui passar. Em meados de 2018, eu comecei a trabalhar para ajudar em casa, em virtude disso, não tinha muito tempo e nem cabeça para estudar, pois trabalhava de telemarketing o que é extremamente cansativo pra mente. Mais pro final do ano, descori minha gravidez, o que foi um grande baque. Meu sonho desde sempre foi fazer faculdade, até porque foi o que minha mãe e meu pai sempre acreditaram, onde eu teria "mais futuro". Em 2019 fiz UERJ novamente, porém também não passei, pois tinha acado de ter a Lala, e estava com problemas de saúde, enfim, minha cunhada, dinda da Lavignea é estudante pedagogia, ela me ajuda muito em diversas questões com a Lala, não só no dia a dia dela, mas educação, forma de criar e etc. Esse foi o grande motivo de eu ter escolhido a pedagogia. Durante a pandemia a vida tem sido meio dificil, mas ter passado pra UERJ deu uma animada enorme, fez eu crer que grandes coisas estão por vir.

por Matheus Delgado -
Olá, Andrielly! 

Sou monitor da disciplina e, se precisar de algo, chama no chat, no grupo do WhatsApp ou no Instagram, blz? 

Aposto que logo poderemos estar tendo as aulas presencialmente e você vai poder levar a Lavignea pra assistir aula conosco!

Abraços e fique bem.

Oi, Andrielly! Que bom que você não desistiu do seu sonho, tenho certeza que a faculdade de Pedagogia vai acabar te auxiliando na criação da sua neném. Espero que curta a UERJ, bom semestre pra você!! <3

Oi, gente!! Meu nome é Claudia, tenho 22 anos e diferente da maioria aqui, já estou no 3° período. Entrei na UERJ em 2020.1, cheguei a ter uma semaninha de aulas presenciais e em seguida começou a quarentena :/
Terminei o ensino médio em 2017 mas me sentia muito perdida em relação ao meu futuro profissional, então fiquei 2 anos num limbo kkkk Desde novinha pensava em ser professora, mas ficava me perguntando "professora de quê?!", e em 2019, assistindo uma palestra no PVS, uma menina contou como estava sendo a experiência cursando Pedagogia e me encantei... decidi tentar e me encontrei demais nesse curso. Espero que vocês também se encontrem!
As vezes minha internet fica instável nas aulas síncronas, mas tenho conseguido acompanhar a maioria delas. Aproveitei esse período pra puxar algumas matérias que estavam atrasadas (essa é uma delas) mas acabou que consegui um estágio no turno da tarde e minha rotina ficou bem corrida, porquê tô morando na zona oeste (alô pessoal de Campo Grande, ainda não conheço nada aqui!!!) e estagiando na zona norte.

Acho que é isso! Vamos sempre nos ajudando que o semestre passa rapidinho sorriso
Em resposta à CLAUDIA HELENA DA SILVA PARAGUASSU TEC3

por Matheus Delgado -
E aí, Claudia! Sou Matheus, monitor da disciplina. Eu estou entre o 6° e 7° período e entendo perfeitamente a correria haha A aula síncrona dessa disciplina não é obrigatória, mas é bem legal quando vcs aparecem pra conversar com a gente por lá! Ah, e elas sempre ficarão gravadas, em formato de áudio, na semana respectiva em que acontecer (aqui na plataforma). A aula de ontem já está lá na Semana 2. E vamos seguindo! Ótimo período pra nós.

Olá!

Meu nome é Elizabeth Marcela Machado da Costa, tenho 50 anos, tenho 1 filha de 22 anos e fiz segundo grau no IERJ (curso normal).
Uma curiosidade sobre mim é que eu sou comerciante há 31 anos... Comecei com uma barraquinha de cachorro-quente, depois comprei uma kombi e passei a vender hambúrgueres também, tive que fugir muito da prefeitura (que chamávamos de "rapa" na época) e desde 2002 tenho um quiosque legalizado pela prefeitura.
O vestibular da UERJ foi o primeiro vestibular que fiz, escolhi pedagogia, porque sempre quis trabalhar com educação e pretendo me especializar em educação especial inclusiva.
A pandemia me trouxe muita preocupação e tristezas. Triste com tantas perdas, a falta de empatia, um governo desumano,... Preocupação com a família, avó e mãe em especial. Além disso, também fiquei preocupada de como conduzir meu comércio, mas com toda a cautela, estamos seguindo.
Em resposta à Elizabeth Marcela Machado da Costa TEC3

por Ananda Guedes Seixas Nunes TEC3 -
Oi Elizabeth!
Fico feliz de encontrar alguém que fez o antigo curso normal, eram 4 anos né? Gostaria de poder comparar as diferenças...
Boas vendas e muito sucesso sorriso
Em resposta à Ananda Guedes Seixas Nunes TEC3

Olá, Ananda!
Na época que fiz curso normal eram 3 anos, foi em 1990. Tinha um curso adicional de mais 1 ano para quem quisesse dar aula para jardim, mas não fiz. Vai ser muito bom conversarmos sobre.
Em resposta à Elizabeth Marcela Machado da Costa TEC3

por Matheus Delgado -
Ola, Elizabeth. Sou Matheus, monitor da disciplina. Passa pra gente o local do quiosque que quando der vamos lá te prestigiar! Realmente, a pandemia veio pra ferr*r muita coisa mesmo... E esse desgoverno vai piorando tudo... Mas aqui na UERJ vamos buscar um pouco de conforto, todos juntos e juntas. Espero que goste das aulas e dos temas que vamos ver nesse período! Se precisar de algo, pode me procurar. Fique bem. Seguimos!

por Ananda Guedes Seixas Nunes TEC3 -
Bom dia!
Sou Ananda, 22 anos...
Tenho 2 gatos, uma doguinha e um bebê pra 2022! :D
Me formei no ensino médio, curso normal em 2018, ficando à deriva até agora, quando passei pra universidade.
Sempre me senti ligada a pedagogia de certa forma, mais especificamente à ed. especial pois todos têm direito a educação de qualidade e inclusão.
Em questão a pandemia, só quero que acabe logo para a vida voltar ao normal, os rolês também!
Viciada em café sem açúcar, games e filmes ruins de terror.

Meu friend code do pokémon go é: 0299 6239 8327
Em resposta à Ananda Guedes Seixas Nunes TEC3

por Matheus Delgado -
Olá, olá, Ananda. Sou Matheus, monitor da disciplina. Olha, quando voltarmos ao presencial, já vai poder levar o/a futuro(a) bebê pra UERJ, pra assistir aula conosco! Tbm vejo muitos filmes de terror ruins, mas tem uns bons por aí. O último que vi e AMEI foi Maligno. Já viu? Vou deixar o trailer aqui abaixo. É amor ou ódio por ele, não tem meio termo haha Espero que aproveite o curso! Qualquer coisa, pode chamar.

por Elaine Monteiro de Paula TEC3 -
Olá! Me chamo Elaine Monteiro tenho 45 anos ,duas filhas e fui casada 22 anos , uma de 16 anos .A Hanna Mel e a Heloá com 9 anos ,estão sempre trabalhei em várias coisas já fui doméstica, arrumadeira de Hotel ,trabalhei como garçonete.Há muito tempo já trabalhei como frentista de posto de gasolina .Tudo bem afinal é trabalho e trabalho gera dinheiro.
Mas quando minha primeira filha nasceu tive a oportunidade de trabalhar na creche em que ela estava, era uma creche pública basicamente atendia a comunidade do morro dos Macacos, aqui em Vila Isabel e foi aí que percebi que trabalho não tem só que gerar dinheiro mas também paixão, foi aí que pensei é isso que gostaria de fazer uma graduação no curso de pedagogia mas tudo muito distante porque não tinha como pagar uma faculdade e também achava distante passar no vestibular crenças limitantes algo do tipo ,Daí veio a Pandemia e muitas coisas mudaram na minha cabeça, aquele cenário pandemico, pelo o incrível que pareça eu conseguir pensar um pouco em mim e vi que a minha vida não estava legal , com esse tempo de pandemia todos aqui em casa começaram a ficar mais com celular em redes sociais de todos os tipos , inclusive meu marido que aliás só ficava no celular, um dia com mais tempo que a pandemia nos trouxe de uma certa forma resolvi ver o que tanto ele olhava e descobri uma traição, tomei uma atitude lógico me separei de corpos dele .Daí comecei a usar a redes pra estudar passei no vestibular e estou muito feliz com a minha conquista, claro é um desafio que pretendo vencer.
Em resumo, a pandemia trouxe o tempo que eu não tinha pra enxergar o que não funcionava mais na vida e pelo o que dar pra perceber ai é que a tecnologia hoje faz parte da vida em todos os sentidos, seja no pessoal ou no profissional ...
Estava dando uma olhada no fórum da Camila dos santos Monteiro e basicamente é semelhante ao meu caso filhos estudos separação e um grande desafio pela frente, determinação é a palavra chave .
Um grande abraço!

por Leticia Feitosa da Silva TEC3 -
Olá, boa noite
Meu nome é Letícia Feitosa da Silva, tenho 19 anos e moro no Itanhangá. Quando entrei no ensino médio (curso normal) não sabia mesmo no que eu estava me metendo, terminei o primeiro ano e quando entrei no segundo minha visão sobre a pedagogia já estava começando a mudar, quando entrei em uma sala de aula eu tive a certeza que ali era o meu lugar. Me apaixonei por pedagogia e quando vi que passei para a UERJ foi uma grande surpresa pra mim e fiquei feliz demais. Confesso que estou beeem perdida com o EAD mas o monitor Matheus já me ajudou demaissss e aos poucos estou me encontrando por aqui ahahahaha
Em resposta à Leticia Feitosa da Silva TEC3

por Amanda Pereira Barros TEC3 -
Letícia, o Matheus também me salvou aqui.
Logo iremos nos habituar ao EAD, é só um período de adaptação mesmo.
Esse mundo da educação também faz meus olhos brilharem, acho incrível o impacto e poder de transformação na vida das pessoas que a educação pode proporcionar.

por Amanda Pereira Barros TEC3 -
Oi, pessoal.
Bom dia!
Me chama Amanda, tenho 25 anos, sou aqui do Rio mesmo.
Demorei a aparecer por aqui porque fiquei perdida nesse mundo de ava, moodle, aluno on-line, mas o Matheus me ajudou e agora estarei mais presente.
Bom, essa é a segunda vez que estou em uma universidade, anteriormente cursei sete períodos do curso de direito, mas nunca foi o que eu curti e decidi que já era hora de ir atrás disso, acho que como todos aqui eu acredito muito na educação e por isso estou aqui.
Já estou ansiosa para nos conhecermos pessoalmente.
Até logo, pessoal.

por Ana Caroline Xavier Leite tec3 -
Oie! Eu sou a Carol sorriso

Nascida e criada na Zona Oeste, tenho 23 anos e moro em Jacarepaguá. Durante o ensino médio fiz curso normal e a educação como profissão já está na minha vida há quase 10 anos! Comecei a trabalhar em uma escola como estagiária aos 14 anos e desde então estive em alguns colégios particulares, mas sempre fiquei muito incomodada com a ideia de "vender educação", até que em 2019 me tornei Educadora Popular em movimentos sociais de educação e entendi que estava mais alinhada com o que enxergo e acredito para a educação. Uma curiosidade minha é que em 2020 abri uma livraria online com a minha família e descobri que amo unir a pedagogia com a área de comunicação e quero muito levar como profissão essa ideia! Gosto de pensar na pedagogia para a sala de aula, mas me encanta muito pensar que essa sala de aula é qualquer lugar em que estivermos e a comunicação me encantou nisso. Aprender a me comunicar, compreender e me conectar com o outro são meus atos pedagógicos favoritos.
Eu fiz Pedagogia até o quarto período em uma universidade privada, mas meu sonho sempre foi ir para a UERJ só que eu tinha tanto medo de lidar com a frustração de não passar que sequer tentava fazer a prova!!! Durante a pandemia criei coragem pra fazer e agora estou aqui podendo realizar esse sonho junto com vocês <3

Vamos amigar, juro que sou legal e um pouquinho nerd (contem comigo pra td). Beijos!

por Jessica da Silva Souza Tec3 -
Boa tarde! Me chamo Jessica, e sou aluna concluinte no curso de pedagogia. Tenho 33 anos, sou casada e tenho um filho chamado Davi de 8 anos.
Quando ingressei na faculade, em 2014, Davi tinha acabado de completar um ano de idade. Por esse motivo eu peguei poucas matérias, e só agora estou cursando essa, que deveria ter sido feita lá no inicio. Escolhi o curso de pedagogia por gostar e ser a área em que eu atuo desde sempre. Meu tio é professor, tem uma escola aqui no bairro onde eu moro e esse é um mundo em que eu faço parte desde criança. Sempre o ajudei na escola e também dava aulas de reforço em casa. Ser professora era o meu objetivo e para isso fiz o segundo grau de formação de professores. Após o curso normal, ainda não tinha certeza da graduação que faria, o que fez com que eu desse uma pausa nos estudos, mas continuei atuando como professora.
Durante essa “pausa” casei, e depois de alguns abortos consegui finalmente ter meu filho. Passar por esses abortos também foi um dos motivos pelo qual demorei um pouco mais a entrar na faculdade. Não conseguia focar na vida profissional com toda aquela tensão na minha vida pessoal.
Enfim, no ano em que meu filho nasceu, consegui a vaga na UERJ e fiquei muito feliz com essa conquista. Sempre soube que não seria fácil, afinal, ser mãe, esposa, professora e estudante não é fácil. Mas com o apoio do meu marido e dos meus pais consegui seguir em frente.
Atualmente sou professora de educação infantil no município do Rio de Janeiro e confeiteira nas horas vagas.
Durante a pandemia fiquei em casa e trabalhei até meados de maio de maneira remota. Após isso a prefeitura determinou a reabertura das escolas e voltei a trabalhar presencialmente.
Trabalhar e estudar à distância foi um grande desafio, precisei me reinventar como profissional e buscar saberes tecnológicos que antes não tinha.
Ter conseguido atravessar esse período é um motivo de grande gratidão pra mim.

por Ana Paula de Souza Cutrim tec3 -
Olá! Boa tarde,
Me chamo Ana Paula de Souza Cutrim, tenho 36 anos e 2 filhos que se chamam João Victor de 17 anos e Julianna de 15 anos.Em 2017 passei como bolsista em uma faculdade particular, para fazer um curso de Português/ Literatura, no começo eu me dedicava 100%,era uma aluna super aplicada, com o passar dos períodos foi aparecendo as dificuldades e já não era tão dedicada como deveria, no final do ano de 2018 meu marido sofreu um acidente onde ficou quase 1 ano sem poder se locomover sozinho, eu passei a me dedicar mais a ele do que aos estudo, foi quando tive que trancar a faculdade, muito triste e decepcionada comigo mesma, pois naquele momento me senti uma pessoa fracassada, afinal de contas eu estava desistindo de um sonho.
Meus amigos de trabalho me incentivavam a não parar e assim eu me inscrevi no vestibular da MELHOR DO RIO, e confesso que até hoje não acredito que faço parte da Uerj, parece um sonho.
Espero que estejamos todos juntos quando tudo passar, já quero as aulas presenciais !
Um ótimo curso para nós.

por Francielle Cristina Costa tec3 -
Olá Boa tarde pessoal
Meu nome é Francielle Cristina Costa, tenho 19 anos, moro no catete.
Vou contar um pouco de como eu cheguei até aqui, até então meu maior sonho sempre foi ser comissária, só que o curso era muito caro para meu orçamento então tive que seguir outro caminho... eu sempre tive dom para lidar com crianças então minha tia/mãe ( pois foi ela quem me criou) me matriculou no Colégio Estadual Ignácio de Azevedo do Amaral no curso de formação de professores. Obs: eu não sabia e caí de paraquedas kkkkk. Quando eu descobri já era tarde, porque até o uniforme já tinha sido comprado, eu até pensei em desistir, porém quando começou o estágio eu me apaixonei.
Terminei o ensino médio formada como professora de educação infantil e tomei uma decisão que foi de seguir carreira em Pedagogia, a partir daí comecei a me preparar para a prova da UERJ pois eu nunca tinha feito, e foi uma surpresa muito grande para mim pois passei de primeira para a Universidade que eu queria pois é referência no RJ. Além disso, foi uma Vitória pessoal pois sou a primeira da minha família a terminar o ensino médio e ingressar numa faculdade pública tão nova. Espero que essa pandemia acabe logo pois estou muito ansiosa para conhecer a UERJ de pertinho e todos vocês .

por Isabela Monteiro da Silva tec3 -
Olá! meu nome é Isabela Monteiro da Silva, tenho 18 anos e moro em Niterói. Eu não sabia oque cursa mas sempre tive a Pedagogia como opção porque a minha mãe é professora e isso de uma certa forma me influenciou. Devido a pandemia tive pouca aprendizagem no meu 3º do ensino médio, acreditava que não iria conseguir entrar em nenhuma universidade este ano, por conta das dificuldades que ocorreram nas aulas a distância. Quando chegou na semana de prova da UERJ eu estava pensando em desistir, porque estava nervosa e com medo de não ser aprovada, recebi a notícia que tinha sido aprovada pela minha prima (que também fez a prova). Eu não estava imaginando que entraria, pois estava desmotivada, então quando soube foi uma das melhores notícias que eu já tive! Assim que descobri fui contar para os meus pais que ficaram muitos orgulhosos e felizes por mim, e foi ótimo vê eles dessa forma. Eu estou muito feliz por começar esse novo ciclo da minha vida e estou ansiosa para aulas presenciais!
Em resposta à Isabela Monteiro da Silva tec3

por Maria Clara Curty Farias de Araujo TEC3 -
Oooi, Isabela. Consigo imaginar o quanto foi difícil fazer o 3º ano durante a pandemia, eu mal conseguia assistir uma aula completa. No dia da prova da UERJ passei mal, sai de casa totalmente desmotivada e quando saiu o resultado fiquei o dia todo chorando de felicidade, nem consegui acreditar. Fico muito feliz que tenha conseguido chegar até aqui!

por Maria Clara Curty Farias de Araujo TEC3 -
Oooi, tudo bem?

Me chamo Maria Clara, tenho 18 anos, moro no Méier e eu nunca pensei em ser pedagoga, até mesmo pelas coisas que as pessoas falavam e falam sobre o curso, que não da dinheiro, que é difícil arrumar emprego e se sustentar, coisas desse tipo, tanto que quando eu era pequena eu queria ser médica, isso só mudou no ensino médio, quando comecei a pensar em dar aula, em ser professora de sociologia. Durante meu ensino médio conheci a mãe de uma amiga que é Pedagoga, ela me apresentou a profissão, a vivência de sala de aula e dentro das escolas e isso me interessou muito, comecei a pesquisar mais e mais sobre a profissão e sobre o curso, me apaixonei, virou um sonho cursar pedagogia, cursar pedagogia na UERJ. Durante meu 3 ano do ensino médio começou a pandemia e esse sonho parecia cada vez mais distante, foi muito difícil me adaptar as aulas on-line ainda mais com tudo que tava acontecendo, com medo e com tanta gente morrendo. Lembro que a pandemia começou 3 dias antes do meu aniversário, tava super animada e do nada ninguém podia sair de casa, com medo, sem saber muito bem o que tava acontecendo e logo depois do meu aniversário meu avô faleceu, não foi de covid mas mesmo assim foi muito triste, meu avô era uma pessoa muito querida e ninguém pode ir no enterro dele por conta de todas as recomendações e como tava muito no início as pessoas estavam com muito medo. E no final de 2020 meu pai pegou COVID, ficou internado no CTI por uma semana mas graças a Deus ficou tudo bem e logo logo ele voltou para casa. Foi tudo muito difícil e doloroso, é um alívio muito grande vê todo mundo se vacinando e as coisas aos poucos voltando a normalidade. Nada vai ser como antes, infelizmente, mas é bom ver as pessoas tendo um pouco de alívio. Torcendo para as coisas melhorarem mais e mais pra gente tá presencialmente cursando pedagogia na UERJ, todos juntos.