No dia 4 de outubro de 2021 os serviços das empresas de Mark Zuckerberg - Facebook, Instagram, Messenger e Whatsapp - saíram do ar (sim, meu mundo caiu, como diria a cantora Maysa - não essa, a outra). Horas depois, uma ex-funcionária dá depoimento ao congresso americano alegando que todas as ações da empresa giram em torno de viciar o usuário (parabéns, conseguiram!) e visam apenas o lucro em detrimento do bem-estar dos usuários (tipo o que a Coca-Cola tem feito com a gente).
Ao longo desta disciplina, estamos trabalhando com a ideia de que as tecnologias se realizam a partir dos nossos usos. Os modos como as utilizamos podem gerar tanto benefícios quanto malefícios.
A partir desse fato recente e das suas impressões acerca do documentário O Dilema das Redes, destaque bons e maus usos das tecnologias e das redes sociais. Cite exemplos e justifique por que os escolheu. Depois, você irá discutir com a postagem de um colega, colocando-se contrário ao argumento dele (pode concordar em partes, mas precisa apresentar uma discordância - porque queremos ver bate boca, sim). Quem sabonetar estará no próximo paredão imaginário da equipe que organiza essa (in) disciplina.
Orientações:
Esse é o jogo da discórdia. Você precisa discordar do seu colega!
1. Ler a postagem anterior à sua.
2. Responder à postagem do/a colega, destacando bons e maus usos das tecnologias e das redes sociais, dê exemplos e justifique. Discorde do colega, trazendo argumentos que se contraponham aos argumentos dele ou dela.
Se foi mencionado um exemplo positivo de uso das tecnologias ou das redes sociais, sua postagem deverá ter argumentos que apresentem o lado negativo dessa perspectiva.
Se foi mencionado um exemplo negativo de uso das tecnologias ou das redes sociais, sua postagem deverá ter argumentos que apresentem o lado positivo dessa perspectiva.
Critérios de avaliação:
Resposta autoral que dialogue com o documentário O Dilema das Redes e com as notícias propostas, com argumentação clara e coerente em relação ao que foi proposto no enunciado. (6 pontos);
Criatividade na elaboração da resposta. (4 pontos).
Fonte dos prints:
Jornal Nacional, G1: Ex-gerente do Facebook diz no Senado americano que empresa enfraquece a democracia e é uma ameaça às crianças | Jornal Nacional | G1 (globo.com)
Tecnologia, G1: Facebook coloca 'lucros acima da segurança', diz ex-funcionária que detonou novo escândalo sobre a rede | Tecnologia | G1 (globo.com)

A rede, muitas vezes é sedutora mas, pelo simples democratização de criar identidades! Um ato reflexivo que parte de mim, é bastante profundo é minha prática de esperança, vejo que a rede tem efeitos cascatas, acho que a atitude de desejar ocultar conteúdo, por exemplo, temas que de certa forma dá gatilhos pra sociedade, de ser assuntos tensos, na minha compreensão é positiva, até mesmo a sensibilidade de por um aviso de gatilho outras tantas maneiras mais e mais define que a internet não é um uma "Terra sem Lei".